Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

quarta-feira, 14 de março de 2012

"O Vestido"- processo de criação

No vazio. É aqui onde estou neste momento. E é estranho como este vazio é tão capaz de me preencher de coisas... este vazio me faz sentir tanto... sinto tristeza, sinto alegria, sinto uma dor profunda na alma... sinto medo... mas ao mesmo tempo sinto uma força brutal e imensa, que me assusta... e quando sinto essa força também tenho medo... tenho medo do que ela pode fazer comigo aqui neste vazio... parece que vou explodir. Mas a sensação que tenho é a de que se eu realmente explodir enfim me encontrarei com aquela força que vive aqui neste vazio imenso. Se eu explodir, então existirei pela primeira vez... sendo enorme e minúscula ao mesmo tempo (como Alice...). Esse vazio é muito estranho... pois parece que se não venho aqui, nada acontece realmente. Aqui é onde vivem todas as possibilidades. E aqui estou neste momento. Foi uma música que me trouxe. Aqui tudo é possível. E à medida em que vou ficando por aqui, vou perdendo o medo, pois este vazio é meu. Sou eu. Está em mim. Estou nele. É inevitável e me pertence, assim como pertenço a ele. Quando aceito vir para cá sou obrigada a me desnudar e tocar naqueles sentimentos que evito quando estou no entorpecimento do dia a dia... é melhor vir para cá espontaneamente... ou, num momento indesejado o vazio vai até você. E pode ser assustador, pois percebemos que não somos quem pensávamos...  Por outro lado, é aqui que temos a chance de descobrir nosso potencial positivo. Esse vazio é o todo em que habito. E nele me expando ao mesmo tempo em que me encolho. Aqui posso sorrir e chorar exatamente ao mesmo tempo, sentindo a alegria fazendo amor com a tristeza. E assim me sinto completa. E começo a perceber que pertenço à existência... que sou mais um ser num mundo cheio de seres que ocultam seus vazios... e mal sabem eles que é assim que permanecerão numa vida vazia! Quando aceitamos o vazio, com um pouco de calma, aprendemos a amá-lo... e vamos perdendo o medo da vida... das pessoas... e vamos nos libertando de nós mesmos, dos outros... e vamos aprendendo a caminhar... Em algumas horas sentiremos dor, noutras não... em alguns momentos será bom compartilhar a vida com alguém... noutros não... vamos sorrir, nos surpreender, nos decepcionar.... e o vazio estará sempre lá, de mãos dadas conosco... nosso melhor amigo. Nosso verdadeiro companheiro.
E neste momento estou aqui, dançando com meu vazio... ouvindo seu silêncio em minha alma... e recebendo dele inspiração para continuar vivendo. Para continuar existindo. Para continuar agindo no mundo. Vazio lindo e inevitável. É aqui onde vive o potencial para que tudo aconteça! A inspiração vive aqui. E é importante visitá-lo, antes que ele te visite! E é preciso aprender o caminho para voltar para a superfície e pagar suas contas, comprar comida, pôr gasolina no carro. Mas quando fazemos isso integrados e assumidos com nosso vazio... parece que a vida faz mais sentido... e passamos a aceitar melhor as coisas difíceis do mundo. Coragem. É aqui no vazio onde vive a criação. A inspiração. É preciso vir para cá e sair quando quiser. E esse vazio nos liberta e nos permite voar. E quando aterrizamos, nos tornamos um pouco melhores, talvez mais sinceros conosco... e talvez assim, possamos construir relações mais verdadeiras. E uma vida mais simples e honesta.


Rosa Antuña

segunda-feira, 12 de março de 2012

A Dança no Interior



Foi maravilhoso dançar em Sete Lagoas. Foi das melhores platéias que tivemos. Apresentamos Faladores (cuja estréia foi em agosto de 2008).O público foi educado, participativo e muito receptivo. Foi lindo! Quando é assim, acontece uma troca de energia muito forte e parece que tudo flui melhor no espetáculo, mesmo quando há imprevistos! rsrs...
E novamente senti enquanto estava no palco que eu não queria estar noutro lugar senão ali. Nada mais importava. E esse sentimento ia me trazendo uma alegria imensa, parecia que eu ia explodir! Dançamos ao ar livre, num palco armado em um teatro de arena, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, conhecido como Casarão. Como é bom dançar ao ar livre, à noite!
E como é importante dançar pelo interior do país e assim fortalecer a dança, fortalecer a cultura... Em dois dias fomos vistos por 550 pessoas em Sete Lagoas e Mário Nascimento deu uma oficina para 25 alunos. Na platéia havia famílas inteiras, com crianças de colo, estudantes de dança e de teatro, jornalistas, donas de escola de dança, alunos de projetos sociais... algumas meninas vieram me dizer que foi a primeira vez que viram dança contemporânea ao vivo e que era muito melhor! Outra lindinha, chamada Helena Rosa, de quatro anos, veio me dizer muito orgulhosa que já estuda ballet.
E realmente... será que damos a devida importância às cidades menores, pelo interior do país? O trabalho das donas de escola de dança com seus professores é de extrema importância para a dança no país. Para a formação de platéia e para o crescimento cultural e crítico de toda a nação. Quantos talentos não vieram do interior, pois tiveram professores sensíveis e competentes que os incentivaram e lhes deram uma boa base de estudos?
Antes eu dizia que queria dançar em Paris, Berlim, Nova Iorque... mas na realidade... lá eles já têm coisas demais! Eles não precisam de nós! Nós é que ficamos achando que precisamos deles! Como se precisássemos ser aceitos por eles para sermos reconhecidos e valorizados! Que coisa mais ridícula! É lógico que quero dançar fora do país também, mas pela necessidade de expandir a dança que fazemos aqui... de trocar com outros povos... não para receber um aval de "você é bom"!
Quero dançar onde precisam de nós. Quero dançar para quem quer absorver essa arte! Quero dançar para quem estiver com o coração aberto para se transformar. Quero dançar onde sejamos úteis... quero dançar, antes de tudo, pelo meu país.
E quero poder conversar com as pessoas e lembrá-las do quanto é importante o trabalho artístico que elas desenvolvem no interior. Quero poder lembrá-las do quanto é relevante para todo um país uma cidade com cuidado, apoio e dedicação à cultura.
E para todas essas pessoas idealistas, firmes, desbravadoras, peço uma salva de palmas!
E espero poder estar com vocês sempre, dançando e lembrando que todos nós fazemos a cultura do país caminhar para frente. Pois então... vamos caminhar... ou melhor... DANÇAR!!!
Luz e amor a todos!

Rosa
foto do Casarão após a apresentação de Faladores, com a Cia Mário Nascimento- 10 3 2012

sexta-feira, 9 de março de 2012

CASARÃO - Sete Lagoas - fotos


Exposição no Casarão de Sete Lagoas (Centro Cultural)





Sobre Marechal Rondon




É aqui que iremos dançar hoje o espetáculo Faladores.

segunda-feira, 5 de março de 2012

AGENDA 2012 - espetáculos e workshops

MULHER SELVAGEM ( Rosa Antuña)

foto : Guto Muniz

3 - PALCO GIRATÓRIO - 16 de novembro - SESC Pelourinho - Salvador, BA

2 - 1 de setembro - Abertura do IV Festival Internacional de Teatro  - Dourados, MS

1 - 28 de junho - I Diversidade em Dança - Viçosa, MG

 

Parada 7  (Cia Mário Nascimento)

foto Ed Felix - NA LATA

7 - VIVO - Boa Vista, RR - dia 12 de setembro às 11:00hs e às 16:30hs - Centro

5 - VIVO - 23 e 24 de agosto - Manaus, AM
3 - VIVO - 10, 11 e 12 de julho - ESTRÉIA em Belo Horizonte, MG, no HORIZONTES URBANOS
(a performance de rua será feita em pontos de ônibus da cidade) - Praça da Liberdade, Praça da Savassi e Av Afonso Pena



Território Nu (Cia Mário Nascimento)
foto: Cuia Guimarães

4 - PALCO GIRATÓRIO - novembro - SESC Pelourinho - Salvador, BA
3 - 20, 21 e 22 de janeiro - Verão Arte Contemporânea, Belo Horizonte, MG - Teatro Oi Futuro Klauss Vianna




Escapada (Cia Mário Nascimento)

29 - PALCO GIRATÓRIO - 12 de novembro - Salvador, BA - SESC Pelourinho

28 - PALCO GIRATÓRIO - 25 de setembro - Florianópolis, SC

27 - PALCO GIRATÓRIO - 19 de setembro - Cuiabá, MT - Teatro SESC Arsenal - 20:00hs

26 - PALCO GIRATÓRIO - 15 de setembro - Porto Velho, RO - Teatro do SESC - 20:00hs

25 - PALCO GIRATÓRIO - 11 de setembro - Boa Vista, RR - Teatro do SESC - 20:00hs

24 - PALCO GIRATÓRIO - 21 de agosto - Maceió, AL 

23 - PALCO GIRATÓRIO - 8 de agosto - Curitiba, PR - Sesc Esquina

21,22 - PALCO GIRATÓRIO - 4 e 5 de agosto - São Paulo, SP - Sesc Bom Retiro

20 - PALCO GIRATÓRIO - 1 de agosto - Belo Horizonte, MG - Sesc Palladium - 20:00hs

19 - *Diversidade em Dança - 29 de junho - Viçosa, MG

18 - PALCO GIRATÓRIO - 25 de maio - Porto Alegre, RS

17  - PALCO GIRATÓRIO - 20 de maio - Cuiabá, MT - Teatro SESC Arsenal

16 - PALCO GIRATÓRIO - 18 de maio - Dourados, MS

15 - PALCO GIRATÓRIO - 16 de maio - Campo Grande, MS

14 - PALCO GIRATÓRIO - 13 de maio - Rio de Janeiro, RJ - Teatro do SESC Escola Jacarepaguá

13 - PALCO GIRATÓRIO - 10 de maio - Vitória, ES

12 - PALCO GIRATÓRIO - 5 de maio - Recife, PE

11 - PALCO GIRATÓRIO - 1 de maio - Aracaju, SE

10 - PALCO GIRATÓRIO - 24 de abril - Juazeiro,BA - Centro de Cultura João Gilberto às 20:00hs

9 - PALCO GIRATÓRIO - 20 de abril - Garanhuns,PE

8 - PALCO GIRATÓRIO - 17 de abril - Caruaru,PE - Teatro do SESC

7 - PALCO GIRATÓRIO - 12 e 13 de abril - Natal,RN - Centro de Convenções (12) e Complexo Cultural da Zona Norte (13)

5 - PALCO GIRATÓRIO - 11 de abril - Caicó,RN - Concha Acústica do SESC - 19:00hs

4 - PALCO GIRATÓRIO - 9 de abril - Mossoró, RN

3 - PALCO GIRATÓRIO - 4 de abril - João Pessoa, PA - Teatro Santa Roza - às 20:00hs

2 - PALCO GIRATÓRIO - 1 de abril - Fortaleza,CE - 19:00hs - Teatro José de Alencar

1 - PALCO GIRATÓRIO - 31 de março - Fortaleza, CE - 20:00hs, Teatro José de Alencar



Faladores (Cia Mário Nascimento)


21 - PALCO GIRATÓRIO - 13 de novembro - Salvador, BA - SESC Pelourinho

19, 20 * PETROBRAS - 27 e 28 de outubro - Ouro Preto, MG

18 - PALCO GIRATÓRIO - 20 de setembro - Cuiabá, MT - Teatro SESC Arsenal

17 - PALCO GIRATÓRIO - 13 de setembro - Boa Vista, RR - Praça - Comemoração da nova marca do SESC

16 * PETROBRAS - 30 e 31 de agosto - Campo Grande, MS

14 * PETROBRAS - 11 e 12 de agosto - Brasília, DF

12 - PALCO GIRATÓRIO - 24 de maio - Porto Alegre, RS

11 - PALCO GIRATÓRIO - 6 de maio - Recife, PE

10 - PALCO GIRATÓRIO - 25 de abril -  - Juazeiro, BA - Centro de Cultura João Gilberto - 19:00hs

9 - PALCO GIRATÓRIO - 22 de abril - Triunfo, PE

8 - PALCO GIRATÓRIO - 18 de abril - Caruaru, PE- Teatro do SESC

7 - PALCO GIRATÓRIO - 5 de abril - João Pessoa, PA - 20:00hs - Teatro Santa Roza

6 - PALCO GIRATÓRIO - 2 de abril - Fortaleza, CE - 19:30hs - Teatro José de Alencar

5 - PALCO GIRATÓRIO - 29 de março - SESC de Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ

3,4 * PETROBRAS - 16 e 17 de março em Mariana, MG - Teatro Sesi Mariana - 20:00hs - ingressos 5,00 reais inteira e 2,50 meia - dia 16 fechado para instituições de caridade e escolas da cidade e dia 17 aberto ao público

1,2 * PETROBRAS - 9 e 10 de março em Sete Lagoas, MG - Centro Cultural Nhô Quim Drummond CASARÃO - 20:00hs


*** OFICINAS COM  ROSA ANTUÑA :

foto: Cláudio Etges


11 - PALCO GIRATÓRIO - novembro - oficina ARTE-INTEGRADA - Salvador, BA

10 - PALCO GIRATÓRIO - 24 de setembro - oficina ARTE-INTEGRADA - 18:00hs 'as 22:00hs - Florianópolis, SC

9 - PALCO GIRATÓRIO - 18 de setembro - oficina de ARTE-INTEGRADA de 19:00hs às 22:00hs - Cuiabá, MT

8 - Festival Internacional de Teatro - 4 de setembro  de 18:00hs às 22:00hs - oficina Arte- Integrada - Dourados, MS

7 - PETROBRAS - 29 de agosto - oficina de ARTE-INTEGRADA - Campo Grande, MS

6 - PALCO GIRATÓRIO - 19 de agosto - oficina de ARTE-INTEGRADA - Maceió, AL

5 - PALCO GIRATÓRIO - 7 de agosto - oficina de DANÇA CONTEMPORÂNEA E IMPROVISAÇÃO de 9:30hs às 12:30hs - Curitiba, PR

4 - PALCO GIRATÓRIO - 7 de junho de 13:00hs às 17:00hs - oficina de ARTE-INTEGRADA - São Luís do Maranhão - Teatro Arthur Azevedo, MA

3 -PALCO GIRATÓRIO - 14 de maio de 10:30hs às 17:30hs - oficina de ARTE-INTEGRADA - Rio de Janeiro - Teatro do SESC Escola de Jacarepaguá, RJ

2 - PALCO GIRATÓRIO - 30 de abril de 14:00hs às 17:00hs - oficina de ARTE-INTEGRADA - Aracaju, SE

1 - PALCO GIRATÓRIO - 30 de março de 10:30hs às 17:30hs - oficina de ARTE INTEGRADA no Teatro da Escola SESC de Ensino Médio de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ