Casamento. Rotina. Cumplicidade. Amor. Amizade. Tesão? Paixão? Talvez as duas últimas palavras fiquem realmente mais para o final... mas mesmo assim vale à pena. Talvez nem todos os casamentos valham à pena... mas muitos valem sim.
E o que fazer quando a paixão passa... o que fazer naquelas fases mornas que todo relacionamento enfrenta... o que fazer para sair da rotina e apimentar um pouco a vida a dois? Sexo. Queremos fazer sexo. Que casal aguenta fazer sexo por quarenta, cinquenta anos, todos os dias??? Quando o sexo vira rotina, tanto faz fazer sexo ou escovar os dentes. Geralmente a segunda opção é até mais prazeirosa. Já quando o casal transa com menos frequência, a tendência é manter a qualidade, o prazer, a magia... no sexo tântrico os parceiros seguram o gozo, degustando cada momento, cada nuance... e finalmente, no dia do "espetáculo" vem o êxtase!
A rotina de muitos bailarinos, principalmente clássicos, é massacrante. Dói. Será que com o passar dos anos eles vão perdendo o tesão pela dança? Será que a dança começa como um amante sedutor e termina como um marido barrigudo, empunhando uma latinha de cerveja enquanto assiste o futebol ? Assim como muitas mulheres podem fingir lindamente um orgasmo, será que muitos bailarinos não estão fingindo também ao ir para o palco?
Em muitas companhias clássicas, bailarinos com trinta e quatro, trinta e cinco anos já pensam em se aposentar; já estão machucados, e muitos deles, decepcionados...
Até que ponto esse "over use" do bailarino compensa? O bailarino tem que dançar muito. O lugar dele é no palco. Reflito apenas sobre o abuso. Sobre ir além do que seria saudável e prazeiroso pra esse artista. Existem companhias que fazem longas temporadas de terça a domingo. A partir do momento que a arte vira um produto industrial, será que funciona? Funciona para o público, para a empresa... mas para cada artista, será que funciona? Tudo é uma questão de medida e equilíbrio. Dançar pouco é frustrante. Dançar em excesso, massacrante. É preciso dançar o suficiente para que continuemos excitados em cena. Para que gozemos nos espetáculos. Nossa rotina de trabalho também precisa de recursos para não nos aprisionar. Somos artistas. E trabalhamos com arte. Tudo isso é a medida do suor, do esforço, da rotina, do frescor, da disciplina, da surpresa, da emoção, da pausa, do silêncio, da catarse, do amor, do tesão, da paixão, do êxtase e do orgasmo.
E enquanto houver amor... dançarei com você.
E enquanto houver paixão... dançarei para você.
E neste casamento... que a dança seja o marido em quem confio e o amante a quem me entrego.
Rosa Antuña
Textos, poemas, reflexões e também fotos de espetáculos e bastidores de viagens, criações e apresentações
Próximas apresentações e workshops:
Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem
E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!
domingo, 5 de julho de 2009
quinta-feira, 2 de julho de 2009
A Miséria Humana
A miséria humana está muito mais próxima do que se imagina.
Não me refiro apenas ao óbvio. Pobreza, ignorância, violência, abuso... isso é fácil de perceber. E é graças a essa miséria explícita que nós nos omitimos. Escondemos de nós mesmos a verdade. Afinal, há tantas coisas tão mais graves, urgentes, emergenciais... Todos nós nos tornamos anjos ingênuos e horrorizados diante de pais que atiram seus filhos das janelas. Todos nós nos sentimos bons e dignos, diante de notícias de políticos que roubam milhões. Todos nós temos a verdade e a consciência, quando condenamos traficantes, bandidos... todos nós somos tão castos e puros diante de estupradores... Sorte nossa que esse mal tão grande e paupável existe. Ele é tão grande, que faz com que a nossa miséria e hipocrisia interna fique à sua sombra... em silêncio... e permitida. Sim. A inveja que sinto não é miséria. A cobiça que retenho não é miséria. A arrogância que sustento não é miséria. A covardia que alimento não é miséria. E assim caminha a nossa humanidade de quatro patas. É triste ver pessoas próximas fingindo, mentindo, impedindo... é triste ver as pessoas competindo, com medo umas das outras. É triste ver as pessoas se ferindo. Elas deveriam se ajudar e fortalecer mutuamente... deveriam dizer a verdade, ao menos a verdade. Por mais difícil que seja, a verdade é digna. A verdade respeita. A verdade ouve e vê. A verdade é. É triste ter que se distanciar por falta de escolha, por autopreservação. Estou cansada de sorrisos planejados. Estou cansada de ver a burrice invejosa que impede o crescimento e a prosperidade do todo. Estou triste e frustrada com a nossa raça. Tenho vergonha de nós. Tenho vergonha de mim.
Rosa Antuña
Não me refiro apenas ao óbvio. Pobreza, ignorância, violência, abuso... isso é fácil de perceber. E é graças a essa miséria explícita que nós nos omitimos. Escondemos de nós mesmos a verdade. Afinal, há tantas coisas tão mais graves, urgentes, emergenciais... Todos nós nos tornamos anjos ingênuos e horrorizados diante de pais que atiram seus filhos das janelas. Todos nós nos sentimos bons e dignos, diante de notícias de políticos que roubam milhões. Todos nós temos a verdade e a consciência, quando condenamos traficantes, bandidos... todos nós somos tão castos e puros diante de estupradores... Sorte nossa que esse mal tão grande e paupável existe. Ele é tão grande, que faz com que a nossa miséria e hipocrisia interna fique à sua sombra... em silêncio... e permitida. Sim. A inveja que sinto não é miséria. A cobiça que retenho não é miséria. A arrogância que sustento não é miséria. A covardia que alimento não é miséria. E assim caminha a nossa humanidade de quatro patas. É triste ver pessoas próximas fingindo, mentindo, impedindo... é triste ver as pessoas competindo, com medo umas das outras. É triste ver as pessoas se ferindo. Elas deveriam se ajudar e fortalecer mutuamente... deveriam dizer a verdade, ao menos a verdade. Por mais difícil que seja, a verdade é digna. A verdade respeita. A verdade ouve e vê. A verdade é. É triste ter que se distanciar por falta de escolha, por autopreservação. Estou cansada de sorrisos planejados. Estou cansada de ver a burrice invejosa que impede o crescimento e a prosperidade do todo. Estou triste e frustrada com a nossa raça. Tenho vergonha de nós. Tenho vergonha de mim.
Rosa Antuña
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Frase
“PRA MIM, O QUE É SUPERFICIAL NÃO TEM GOSTO, NÃO TEM GRAÇA E NÃO FAZ SENTIDO.”
ROSA ANTUÑA 17/12/08
ROSA ANTUÑA 17/12/08
Michael Jackson
Viver e morrer pela Arte
O que posso fazer, como artista, é dançar pra você.
É tentar aprender a me entregar 100%. É ir com tudo. Seguir o seu exemplo. Não ter medo de arriscar, e que se fodam as más línguas. Ter coragem pra ousar de verdade. Dançar e fazer cada gesto, como se fosse a última vez. Trazer pra voz, o grito da Alma. E estarrecer a multidão carente de arte. Carente de confiança. A multidão que precisa de um ídolo que as livre de algo que elas ainda nem sabem bem o quê... A multidão que precisa de alguém pra carregar sua cruz e aliviar suas mazelas...
Talvez tenha sido pesado demais pra você. Mas aqueles que são grandes, têm uma missão maior. Quase um dever. Os obstáculos foram duros demais, e mesmo assim, você nos deixou um novo caminho pra música, pra dança, pra moda, pro vídeo... talvez toda sua dor tenha sido transformada na arte mais refinada e popular que já se viu.
Os artistas do planeta foram e continuarão sendo influenciados por você.
Cresci imitando você dançar, a sua atitude, precisão de movimentos, qualidade... e hoje, na dança contemporânea que faço, vejo sua influência em meu corpo. Só tive consciência disso hoje. Acredito que muitos bailarinos e coreógrafos tiveram sua influência e nem se deram conta.
O movimento do seu corpo revela sua certeza. Revela a grandeza do seu ser. E também sua revolta, sua dor, sua defesa. O conflito de uma Alma sensível demais pra viver aqui. O conflito da personalidade machucada e fragilizada. Seja como for, só sei que hoje sinto um vazio. Um vazio muito grande... uma parte de mim se sente órfã. Hoje entendo o quanto você me inspirou sem que eu me desse conta... desde minha infância, sua inquietação me contagiou, seu olhar, sua presença. A mim e a milhões de pessoas...
Terei a honra e o orgulho de contar um dia, a meus netos, quem foi Michael Jackson. Um artista revolucionário, polêmico, sensível, perturbado... e que agora está livre.
Agora você está livre pra cantar a música dos Anjos. E de onde você estiver, sei que continuará colaborando pela paz no mundo e inspirando a nós, artistas que ficamos aqui, e que precisamos desesperadamente de bons exemplos... para crescermos... pra termos dignidade artística... com você, aprendi a não querer ser medíocre, a não me contentar com pouco, a fazer o melhor e mais além. Precisamos de música, de dança, de arte de qualidade. Este planeta está cheio de ruídos sem sentido e imagens desconexas. Por favor, continue a nos inspirar...
Guardo comigo sua paixão e entrega pela arte. Seu "desassossego"...
Obrigada Michael Jackson, por nos ter dado tanto... você concluiu sua missão e agora está livre para SER LUZ!
... que você encontre paz, amor e alegria nos braços dos Anjos... em sintonia com a música do Universo.
Rosa Antuña
Rosa Antuña
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Novidades
2010
ESTRÉIA : MULHER SELVAGEM inspirado no livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
25 de junho, no SESC de Ribeirão Preto, às 21:00hs
duração : 50 min.
Criação, coreografia e atuação : Rosa Antuña
Direção : Mário Nascimento e Rosa Antuña
Textos : Rosa Antuña
Preparação Vocal : Bárbara Penido
Criação de luz : Mário Nascimento
Cenário : Rosa Antuña e Mário Nascimento
Figurino e trilha sonora : Rosa Antuña
Técnico de luz : Alberto Alvim Júnior
Edição da trilha : Eduardo Borges
Produção : Cia MN
Agradecimentos : Mário Nascimento, Gabriela Christópharo, Marcenaria, Centro de Qualidade e Vida Andrea Mourão e Eduardo Borges
PRÊMIO SESC SATED 2009
melhor espetáculo : FALADORES
melhor bailarina : ROSA A NTUÑA
melhor bailarino : JOSÉ VILLAÇA
melhor trilha sonora original : FÁBIO CARDIA
PRÊMIO USIMINAS SINPARC 2009
melhor espetáculo : FALADORES
melhor concepção coreográfica : MÁRIO NASCIMENTO
melhor bailarino : JOSÉ VILLAÇA
ESTRÉIA : MULHER SELVAGEM inspirado no livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
25 de junho, no SESC de Ribeirão Preto, às 21:00hs
duração : 50 min.
Criação, coreografia e atuação : Rosa Antuña
Direção : Mário Nascimento e Rosa Antuña
Textos : Rosa Antuña
Preparação Vocal : Bárbara Penido
Criação de luz : Mário Nascimento
Cenário : Rosa Antuña e Mário Nascimento
Figurino e trilha sonora : Rosa Antuña
Técnico de luz : Alberto Alvim Júnior
Edição da trilha : Eduardo Borges
Produção : Cia MN
Agradecimentos : Mário Nascimento, Gabriela Christópharo, Marcenaria, Centro de Qualidade e Vida Andrea Mourão e Eduardo Borges
PRÊMIO SESC SATED 2009

melhor espetáculo : FALADORES
melhor bailarina : ROSA A NTUÑA
melhor bailarino : JOSÉ VILLAÇA
melhor trilha sonora original : FÁBIO CARDIA
PRÊMIO USIMINAS SINPARC 2009
melhor espetáculo : FALADORES
melhor concepção coreográfica : MÁRIO NASCIMENTO
melhor bailarino : JOSÉ VILLAÇA
Agenda 2009, 2010, 2011
MULHER SELVAGEM - solo de Rosa Antuña
FOTO : Guto Muniz
2011
* 24 de julho, domingo, 20:00hs, em Belo Horizonte - 13° PEÇA BIS - Teatro Alterosa
* 9 de junho no II MOVA-SE FESTIVAL DE DANÇA - Solos, Duos e Trios - em Manaus - 21:00hs - Teatro da Instalação
* 1 ° de maio, domingo, na Mostra de Dança Klauss Vianna, em Belo Horizonte - Teatro do Corpo, às 20:00hs
* 8 de abril no Forum Internacional de dança de São José do Rio Preto - TEATRO DO SESC
2010
* 28 e 29 de outubro - 21:00hs - Teatro Alterosa - Belo Horizonte
* 16 de setembro no Teatro Alterosa, dentro do evento 1,2 NA DANÇA - 21:00hs
* Estréia : 25 de junho no SESC de Ribeirão Preto
WORKSHOPS
2011
* 12 de maio, workshop de ARTE INTEGRADA no SESC de São José do Rio Preto, às 14:00hs
* 9 de abril no Forum Internacional e dança de São José do Rio Preto - workshop de ARTE INTEGRADA
2010
* workshop de Voz, Improvisação e Jogos Teatrais, dia 24 de junho, às 14:00hs, no Sesc de Ribeirão Preto
DE PERFUMES & SONHOS (direção Rosa Antuña)
![]() |
| Foto : Daniel Protzner |
2011
* ESTRÉIA : 1°, 2 e 3 de julho em Belo Horizonte, na FUNARTE - concepção, direção, dramaturgia e coreografia : Rosa Antuña - elenco : Eliatrice Gichewsky, Fabiana Loyola e Luísa Bahia - um espetáculo de Teatro, Dança e Música - apoio UFMG
ESCAPADA (Cia Mário Nascimento )
FOTO : Marco Aurélio Prates
2011
* 13 de maio, no SESC de São José do Rio Preto / SP
* 28 de abril, na Mostra de Dança Klauss Vianna, em Belo Horizonte, no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 21:00hs
* 19 e 20 de janeiro, no Verão Arte Contemporânea, em Belo Horizonte, Teatro Oi Futuro Klauss Vianna
FALADORES - Cia Mário Nascimento
2011
* 17, 18 e 19 de junho, em Vitória, ES - Teatro Carlos Gomes
* 11 de junho no Festival de Artes Cênicas de João Monlevade João Monlevade, MG
2010
- 21 de agosto - Nova Iguaçu, RJ - SESC
- 20 de agosto - São Gonçalo, RJ - SESC
- 18 de agosto - São João de Meriti, RJ - SESC- 7 de agosto - Barra Mansa, Rj - SESC- 28 de maio - João Pessoa, PB - 13° FENARTE
- 6 e 7 de fevereiro - Belo Horizonte, Verão Arte Contemporânea, Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna
- 3 de fevereiro - Ipatinga - Teatro da Usiminas
2009
29, 30 e 31 de outubro - Curutiba
2, 3 e 4 de outubro -Rio de Janeiro - Fundição Progresso
25, 26 e 27 de setembro - Rio de Janeiro - Fundição Progresso
19 e 20 de setembro - Rio de janeiro -Fundição Progresso
16 e 17 de setembro em Florianópolis
18 de agosto - São Carlos
23 de julho - Teresópolis
22 de julho - Quitandinha
17,18 19 de julho - Belo Horizonte - Teatro Alterosa
12 de julho - Nova Friburgo
ESCAMBO - 2009 (Cia Mário Nascimento)
Vanilton Lakka, André Rosa, José Villaça, Mariel Godoy, Rosa Antuña e Thaïs França
Foto: Reyner Araújo
- 16 de agosto - Uberlândia
Imprensa
2011
TERRITÓRIO NU
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação
2009
FALADORES
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Disputa equilibrada na dança" - Soraya Belusi
28 / 5 / 2009
Parece justo que "Faladores" tenha ganhado as categorias mais conceituais e "Dolores" as técnicas. Ficou faltando reconhecer o talento de Rosa Antuña, que brilha em "Faladores".
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Música e corpo são personagens em "Faladores" - Soraya Belusi
11/3 / 2009
Vale ainda destacar a volta de Rosa Antuña aos palcos após um hiato de dois anos. Ela acrescenta, ao mesmo tempo, grandes doses de delicadeza e vitalidade, síntese do que "Faladores" causa em quem vê.
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação
4 / 2 / 2009
" Entre os oito jovens bailarinos, Rosa Antuña se projetaria notavelmente : após dois anos se recuperando de grave cirurgia, a bailarina atravessaria um momento extraordinário.- ela estudou bastante (declara Mário Nascimento) enquanto esteve afastada, se dedicou muito como atriz e agora chega em cena dançando, tocando e se dando muito bem. Ela é completa, está preparada para grandes voos no futuro, inclusive como atriz."
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
“Faladores” ganha surpresa em cena
Miguel Anunciação
Crítico/espetáculos
Momento para um solo de Rosa Antuña : ainda sem título, mas previsto para estrear em novembro, o trabalho é inspirado em “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psiquiatra Clarissa Pinkola, que reinterpreta contos de fada, segundo a visão da Mulher Selvagem, sua natureza anterior aos condicionamentos sócio-culturais. “A mulher que não cria constantemente se torna chata, cinza, nervosa”, diz Rosa, que neste primeiro investimento além da dança – teatro dança? Dança teatro? – quis distanciar-se de um tema “de umbigo”. “Quis fazer alguma coisa para compartilhar com as pessoas”.
Premiada também, profissinal respeitadíssima, Rosa deságua neste projeto uma série de vivências e estudos que vem acumulando numa longa carreira, inclusive como atriz. Já registra passagens importantes por Cuba, Alemanha, São Paulo e Minas, onde prestou serviços ao Centro Mineiro de Danças Clássicas, 1° Ato, Cefar e Mimulus. Reputaria enorme importância à parceria que vem estabelecendo com Mário Nascimento desde a montagem de “Escambo”. “É o diretor que mais me entende”, assegura.
http://www.hojeemdia.com.br/v2/index.php?sessao=1&ver=1¬icia=6490
2008
FALADORES
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
Soraya Belusi
26 / 12 / 2008
" A Cia Mário Nascimento brindou seus dez anos com uma estréia à altura : o espetáculo Faladores. Momentos de extrema sutileza, como no início do espetáculo em que Rosa Antuña (sensacional) parece costurar palavras que saem de sua boca. "
2004
ESCAMBO
O ESTADO DE SÃO PAULO - São Paulo, SP
Helena Katz
27 / 11 / 2004
“ Vale salientar que o refinamento de Rosa Antuña , que também fala, canta e toca instrumentos, habilidades que se somam para projetá-la entre as melhores bailarinas do País.”
TERRITÓRIO NU
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação
"Como ocorria em faladores Rosa Antuña assume um papel específico: além de dançar, canta e balbucia um idioma inventado - como um ser falador. A quem é dado um lugar diferenciado, à altura das ressonâncias e experimentações dos seus, digamos assim, canais de expressão.
Mais que bailarina, uma artista em plenitude" 2009
FALADORES
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Disputa equilibrada na dança" - Soraya Belusi
28 / 5 / 2009
Parece justo que "Faladores" tenha ganhado as categorias mais conceituais e "Dolores" as técnicas. Ficou faltando reconhecer o talento de Rosa Antuña, que brilha em "Faladores".
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
"Música e corpo são personagens em "Faladores" - Soraya Belusi
11/3 / 2009
Vale ainda destacar a volta de Rosa Antuña aos palcos após um hiato de dois anos. Ela acrescenta, ao mesmo tempo, grandes doses de delicadeza e vitalidade, síntese do que "Faladores" causa em quem vê.
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
Miguel Anunciação
4 / 2 / 2009
" Entre os oito jovens bailarinos, Rosa Antuña se projetaria notavelmente : após dois anos se recuperando de grave cirurgia, a bailarina atravessaria um momento extraordinário.- ela estudou bastante (declara Mário Nascimento) enquanto esteve afastada, se dedicou muito como atriz e agora chega em cena dançando, tocando e se dando muito bem. Ela é completa, está preparada para grandes voos no futuro, inclusive como atriz."
HOJE EM DIA - Belo Horizonte, MG
“Faladores” ganha surpresa em cena
Miguel Anunciação
Crítico/espetáculos
Momento para um solo de Rosa Antuña : ainda sem título, mas previsto para estrear em novembro, o trabalho é inspirado em “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psiquiatra Clarissa Pinkola, que reinterpreta contos de fada, segundo a visão da Mulher Selvagem, sua natureza anterior aos condicionamentos sócio-culturais. “A mulher que não cria constantemente se torna chata, cinza, nervosa”, diz Rosa, que neste primeiro investimento além da dança – teatro dança? Dança teatro? – quis distanciar-se de um tema “de umbigo”. “Quis fazer alguma coisa para compartilhar com as pessoas”.
Premiada também, profissinal respeitadíssima, Rosa deságua neste projeto uma série de vivências e estudos que vem acumulando numa longa carreira, inclusive como atriz. Já registra passagens importantes por Cuba, Alemanha, São Paulo e Minas, onde prestou serviços ao Centro Mineiro de Danças Clássicas, 1° Ato, Cefar e Mimulus. Reputaria enorme importância à parceria que vem estabelecendo com Mário Nascimento desde a montagem de “Escambo”. “É o diretor que mais me entende”, assegura.
http://www.hojeemdia.com.br/v2/index.php?sessao=1&ver=1¬icia=6490
2008
FALADORES
O TEMPO - Belo Horizonte, MG
Soraya Belusi
26 / 12 / 2008
" A Cia Mário Nascimento brindou seus dez anos com uma estréia à altura : o espetáculo Faladores. Momentos de extrema sutileza, como no início do espetáculo em que Rosa Antuña (sensacional) parece costurar palavras que saem de sua boca. "
2004
ESCAMBO
O ESTADO DE SÃO PAULO - São Paulo, SP
Helena Katz
27 / 11 / 2004
“ Vale salientar que o refinamento de Rosa Antuña , que também fala, canta e toca instrumentos, habilidades que se somam para projetá-la entre as melhores bailarinas do País.”
Assinar:
Postagens (Atom)









