Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

sábado, 2 de julho de 2011

Amador e profissional.

Como cansa trabalhar com amador. É algo que exaure.
Uma das principais diferenças entre profissionais e amadores é que o amador sempre te questiona as ordens. O amador sempre vem dar sua opinião (que na maioria das vezes está completamente equivocada). Você pede uma coisa e ele faz outra, pois ele acha que... Você diz pra ele escrever algo e ele escreve outra coisa, pois ele achou que... (participativo, não?)
O amador não entende que se você é o diretor, é você quem comanda ( coitadinho, ele tem dificuldade!). O amador sempre acha que são todos coleguinhas ( disso eu morro de rir). O amador sempre vem tentar ser íntimo. O amador não tem a menor noção de limites. Ah! E algo fundamental. O amador adora te ensinar, pois pra ele, ele é o detentor de todo o conhecimento e sempre poderia fazer melhor do que você (disso eu morro preguiça!).

Agora, o profissional.... Ah! O profissional! Este te traz alívio e segurança. Como é bom trabalhar com profissionais, pois cada um sabe o seu papel e não precisa receber ordens para desempenhá-lo. Quando recebem ordens, cumprem. Quando há problemas, resolvem. Quando há situações difíceis, ficam do lado do diretor e o apoiam. Confiam no diretor. Esperam as resoluções. Têm paciência. Sabem que o tempo é pra ontem. Então trabalham. Se há algum problema, o diretor pode conversar educadamente que eles entendem!!! Ouvem!!!! Acatam!!!! Refletem!!!! E melhoram o que precisa ser melhorado.

Ah, mas o amador... você fala uma vez. Primeiro ele não entende. Você fala a segunda vez. Ele não ouve. Você fala a terceira vez ( e o tempo passando...) e ele te desacata na frente de todo mundo. Então você fala a língua que ele entende: gritos. O diretor grita, coloca-o em seu lugar, ele fica puto, pois geralmente os amadores são extremamente arrogantes, mas a ordem é reestabelecida. A melhor opção é mandá-lo embora. Melhor ainda seria... jogá-lo aos crocodilos!

Rosa Antuña

Nenhum comentário:

Postar um comentário