Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dança - renovação já

Participei no sábado da primeira reunião do Forum de Dança de Minas Gerais. Foi na Escola do Corpo. 30 pessoas estavam presentes e isso foi muito bom.
Muitas questões discutidas... muitas reflexões...e o que percebo:

- precisamos de profissionais tecnicamente qualificados para nos representarem politicamente
- precisamos de profissionais tecnicamente qualificados para nos orientarem quanto às medidas que devemos tomar em busca das questões que precisamos solucionar.

Nós somos bailarinos, professores, coreógrafos... mas precisamos entender de direito, ciência política, economia... e sinto que como ainda não temos experiência e qualificação, muitas vezes damos algumas voltas até chegar em um ponto relevante para a solução de um problema.

Sinto falta que mais pessoas cooperem conosco, com a classe da dança. Pessoas que entendam como funciona nosso sistema político. Pessoas que conheçam os melindres das nossas leis, mas também que sejam pessoas apaixonadas por dança e que realmente vejam a dignidade do profissional de dança e o ajude de verdade a encontrar outros caminhos pra resolver seus obstáculos.

Nós, profissionais de dança PRECISAMOS estudar mais e pesquisar mais para aprender sobre nosso sistema político. E PRECISAMOS que profissionais que já sejam qualificados para isso se aproximem. Venham às nossas reuniões. Precisamos de boas ideias e de soluções! Problemas já existem muitos, as queixas, já sabemos quais são.

É urgente que o pensamento se renove sobre o que é dança como produção de conhecimento. Percebo que pessoas que ocupam cargos de poder e liderança que poderiam abrir portas para uma verdadeira melhoria legislativa e cultural para o profissonal de dança, muitas vezes não entendem absolutamente nada de dança. E o pior, além de não entender, não respeitam o profissional de dança. E isso acontece em diversos setores. Infelizmente a dança ainda é vista pela maioria política e empresarial como mero entretenimento banal e dispensável.

Precisamos encontrar caminhos para mudar esse padrão arcaico de pensamento. E poderemos mudar isso, a partir de nossas discussões, reflexões, reuniões... e precisamos de pessoas de diversas áreas para que nossa construção de pensamento fundamente-se em uma maneira globalizada de pensar. Precisamos ensinar a quem não sabe a importância da dança na cultura e na formação de um indivíduo. Dança como produção de conhecimento. E não apenas como entretenimento.

Convido a todos que lerem este texto a refletirem sobre isso e a escreverem aqui seus comentários e pensamentos. Compartilhem. É urgente.
A Associação Dança Minas e o Forum Permanente de Dança precisam da participação de todos. É muito trabalho e somos nós que iremos transformar isso, a partir de nossas ações de agora. Façamos já.

Estamos juntos.

Rosa Antuña

Nenhum comentário:

Postar um comentário