Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

segunda-feira, 12 de março de 2012

A Dança no Interior



Foi maravilhoso dançar em Sete Lagoas. Foi das melhores platéias que tivemos. Apresentamos Faladores (cuja estréia foi em agosto de 2008).O público foi educado, participativo e muito receptivo. Foi lindo! Quando é assim, acontece uma troca de energia muito forte e parece que tudo flui melhor no espetáculo, mesmo quando há imprevistos! rsrs...
E novamente senti enquanto estava no palco que eu não queria estar noutro lugar senão ali. Nada mais importava. E esse sentimento ia me trazendo uma alegria imensa, parecia que eu ia explodir! Dançamos ao ar livre, num palco armado em um teatro de arena, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, conhecido como Casarão. Como é bom dançar ao ar livre, à noite!
E como é importante dançar pelo interior do país e assim fortalecer a dança, fortalecer a cultura... Em dois dias fomos vistos por 550 pessoas em Sete Lagoas e Mário Nascimento deu uma oficina para 25 alunos. Na platéia havia famílas inteiras, com crianças de colo, estudantes de dança e de teatro, jornalistas, donas de escola de dança, alunos de projetos sociais... algumas meninas vieram me dizer que foi a primeira vez que viram dança contemporânea ao vivo e que era muito melhor! Outra lindinha, chamada Helena Rosa, de quatro anos, veio me dizer muito orgulhosa que já estuda ballet.
E realmente... será que damos a devida importância às cidades menores, pelo interior do país? O trabalho das donas de escola de dança com seus professores é de extrema importância para a dança no país. Para a formação de platéia e para o crescimento cultural e crítico de toda a nação. Quantos talentos não vieram do interior, pois tiveram professores sensíveis e competentes que os incentivaram e lhes deram uma boa base de estudos?
Antes eu dizia que queria dançar em Paris, Berlim, Nova Iorque... mas na realidade... lá eles já têm coisas demais! Eles não precisam de nós! Nós é que ficamos achando que precisamos deles! Como se precisássemos ser aceitos por eles para sermos reconhecidos e valorizados! Que coisa mais ridícula! É lógico que quero dançar fora do país também, mas pela necessidade de expandir a dança que fazemos aqui... de trocar com outros povos... não para receber um aval de "você é bom"!
Quero dançar onde precisam de nós. Quero dançar para quem quer absorver essa arte! Quero dançar para quem estiver com o coração aberto para se transformar. Quero dançar onde sejamos úteis... quero dançar, antes de tudo, pelo meu país.
E quero poder conversar com as pessoas e lembrá-las do quanto é importante o trabalho artístico que elas desenvolvem no interior. Quero poder lembrá-las do quanto é relevante para todo um país uma cidade com cuidado, apoio e dedicação à cultura.
E para todas essas pessoas idealistas, firmes, desbravadoras, peço uma salva de palmas!
E espero poder estar com vocês sempre, dançando e lembrando que todos nós fazemos a cultura do país caminhar para frente. Pois então... vamos caminhar... ou melhor... DANÇAR!!!
Luz e amor a todos!

Rosa
foto do Casarão após a apresentação de Faladores, com a Cia Mário Nascimento- 10 3 2012

3 comentários:

  1. Foi maravilhoso!!!!
    Encheram nossos olhos, enriqueceram nossa alma...
    Obrigada,e verdade........

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parabéns pela sua arte,parabéns por tanta dedicação.Eu adoro dança,eu adoro música.O Ballet, me fascina,o nosso país tem que caminhar,tendo seres humanos como você com certeza será um Brasil melhor.
    Conheci o seu link no blog de amigos e já estou a te seguir,espero que me visite,ficarei muito feliz.
    Desejo o teu sucesso sempre,e que a tua missão seja longa e duradoura.Louros de vitória para ti e todos que te cercam.
    Bjos.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por suas palavras tão delicadas! Um grande abraço! Luz e amor!

      Excluir