Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

domingo, 6 de maio de 2012

As sementes do Nordeste

Adoro Pernambuco, especialmente Recife.

Em Belo Horizonte toquei num baque de maracatu por dois anos, o Trovão das Minas (na época dirigido por Lênis Rino), logo quando surgiu e também cantei e toquei num grupo de côco, chamado Pé de Saia e o Menino e fiz uma única apresentação com eles, pois não consegui conciliar com a dança. Mas desde essa época que sou absolutamente fã de Mestre Ambrósio(que acabou), Cordel do Fogo Encantado (que acabou), Cumadre Florzinha, Lenine, côcos de Arco-Verde, Dona Selma... Foi quando vim pra Recife, em 2002, com meus amigos os mesmos do grupo de côco) André, Teca e Saíde e passamos maravilhosos vinte dias aqui no carnaval. Foi simplesmente o melhor carnaval da minha vida! Acho que todo brasileiro merece experienciar isso!
Como chegamos antes do carnaval, assistimos a vário ensaios de maracatus, fiz oficina particular com Mestre Paulinho dos Caboclinhos 7 Flechas, fomos conhecer o trabalho do Brenan, fomos na Feira de Caruaru, na casinha de Mestre Vitalino... e no carnaval Recife é invadida por uma variedade e riqueza de ritmos e danças que se misturam e entrelaçam a cultura popular com a contemporaneidade do mundo.
Era côco, troça carnavalesca, frevo, ciranda, ursa, caboclinhos, maracatus, bandas daqui, festival de rock, música eletrônica... tudo o que você quisesse ouvir, com muita qualidade. Teve Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Antônio Nóbrega... Simplesmente inesquecível!
Ah... sem falar do delicioso maltado das galerias, no centro do Recife. É assim. Quem vem não esquece!

E agora, voltando aqui pelo Palco Giratório, essa memória em mim foi reativada! Queria voltar pro baque lá em BH... Voltar com o grupo de côco... dançar mais...  tocar mais... viver mais... pulsar mais... sorrir mais... Nossa! Que época boa da minha vida... que bom que passei por isso! Que bom que tenho essa memória em mim, da arte pernambucana... que riqueza!

Só que nessa tournée do SESC, eu e meus colegas tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o nordeste. Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco. Tenho vontade de voltar para me aprofundar e pesquisar mais... O nordeste todo tem tantos segredos na cultura popular e nos seus artistas contemporâneos! É uma água pura de poesia e verdade artística. E seus pensadores, poetas, escritores... são de uma sabedoria... além do povo que é de uma doçura e delicadeza... de uma simplicidade tão humana que nos ensina tanto. Que nos faz refletir sobre os nossos valores.

É nordeste... hoje é nosso último dia por aqui. Espero voltar por estas terras maravilhosas onde a arte brota do solo. Estou levando sementes comigo. Vou plantá-las pelo mundo, pois essas sementes do nordeste só irão tornar o mundo mais sensível e humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário