Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Arraial no Domingo


No domingo vi o Tambor de Crioula da Fé de São Benedito, o Boi de Leonardo, com sotaque de zabumba e o Cacuriá de Dona Teté! De novo eu e Mário fomos embora 00:30hs, já super cansados! Nossos colegas já tinham ido embora, e o Helinho... hum... ele ficou por lá, não se sabe fazendo o quê!!! rsrsrsrs...


Helinho!



Em BH fui do Maracatu Trovão das Minas logo em seu início. Fiquei no baque por dois anos, de 2000 a 2002. Era dirigido e "apitado"pelo querido Lênis Rino, um super percussionista! Nessa época ele fundou o Gonguê, um grande espaço para música da cultura popular brasileira, para criação, para pesquisa...
E fizemos oficinas com muitos mestres legais. De caboclinho, com Mestre Paulinho dos Caboclinhos 7 Flechas, de maracatu com o Mestre Valter do Estrela Brilhante, fora a infinidade de músicos que circulava por lá naquela época e que continuou circulando! Fiz oficina de pandeiro e dali surgiu o grupo de côco onde eu cantava e tocava "Pé de Saia e o Menino", e tinha o grupo de Tambor de Crioula, que a Daninha (Daniela Ramos) criou naquela época e que tive a sorte de participar de algumas rodas. Daninha falava muito bem do Tambor de Crioula da fé de São Benedito e eu nunca havia visto! Por isso fiquei super entusiasmada quando vi que estava na programação do Arraial!


Fiquei com vontade de subir no palco e ir dançar com elas! E com mais vontade ainda de ir no terreiro delas participar da roda! O tambor delas é para ficar bem pertinho, é preciso sentir o calor dos coureiros e coureiras. Depois vi o Boi de Leonardo, que foi legal. E mais tarde teve o Cacuriá de Dona Teté! Foi o primeiro São João que fizeram sem ela, pois Dona Teté faleceu ano passado... e olha... foi o que mais me encantou! O grupo é maravilhoso! Em tudo! Figurino, bailarinos, cantoras, música, coreografia, atuação, carisma, suingue... Fiquei impressionada! É um trabalho feito para palco e funciona muito bem num palco grande como esse da praça. E o povo adora! Faz o maior sucesso! Os bailarinos dão um show à parte. Eles simplesmente ARRASAM! Uma delícia de assistir! Mário também ficou super encantado com eles!


Depois deste espetáculo, fomos embora para o hotel bem felizes!

 Tambor de Crioula da Fé de São Benedito

Boi de Leonardo

Cacuriá de Dona Teté

Cacuriá de Dona Teté

Um comentário:

  1. Olá Rosa. Meus colegas e eu vimos os dois espetáculos aqui em São Luís, no Arthur Azevedo. Vocês são perfeitos. Espero que além de tudo, levem uma bela impressão dos passeios pela cultura maranhense.

    ResponderExcluir