Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Palco Giratório em Salvador

E finalmente, após um mês e meio em Belo Horizonte, retomamos o Palco Giratório já em etapa final! Dia 10 de novembro viemos para Salvador.

Adoro vir para Bahia!
Parece que aqui os Orixás ficam mais perto de nós.
A Bahia é o coração do Brasil, em calor, em amor, em alegria...
As pessoas daqui têm um sotaque doce, carinhoso, divertido.

E... se uma mulher estiver precisando levantar a auto-estima basta vir para cá! Nunca recebi tantas "cantadas" em tão poucos passos que dei ali pelo Farol da Barra!

E acho curioso a contradição que é Salvador. Alegria e miséria. Amor e violência. Prosperidade e abandono. O que mantém Salvador viva e pulsante é a vontade de viver das pessoas daqui. A política, a polícia, os ricos... os coronéis... estes não fazem nada. Fingem que não veem nada... e a miséria, o craque, o abandono... estão aí, gritando por socorro.

As pessoas vivem. Sobrevivem. E tiram sua força do tambor que traz o vigor ancestral que alimenta a todos aqui. As pessoas se purificam através da dança, da música, da arte... Me pergunto até que ponto tudo isso é apenas "pão e circo" e até que ponto isso é necessário para que os baianos tenham força para continuar vivendo.

E ainda tem o crescimento assustador dos evangélicos por aqui. Chegaram ao ponto de tentar tirar as estátuas dos Orixás que ficam no lago Tororó! Tristeza...

Salvador é uma cidade de inúmeras realidades paralelas. É difícil defini-la. Ela é multifacetada.

Escolho vê-la por olhos de amor e cor. Por isso vejo-a pulsante. Quente. Viva. Forte. Salvador vem dos ancestrais africanos. Salvador é negra. Salvador é som e dança. É canto. Salvador é comida temperada, é bom humor. E Salvador luta por sua dignidade apesar das forças contrárias...

Que os Orixás estejam sempre com ela. Trazendo luz e consciência para o seu povo. E que esse Axé se expanda por todo o país. Que haja consciência. que haja igiualdade. Que haja justiça. Que haja respeito em nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário