Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

sábado, 7 de abril de 2012

A Paixão de Cristo da Paraíba



Hoje, sábado de Aleluia, fui assistir à Paixão de Cristo encenada no Espaço Cultural, em João Pessoa. A direção do espetáculo foi de Antônio Deol. E a coreografia de Marcos Brandão. E havia muitos atores, cantores, bailarinos, músicos... e crianças! Estava lotado.





Marcos Brandão, eu, Antônio Deol e Mário Nascimento


Fiquei muito emocionada com a apresentação. Foi de uma simplicidade e verdade tão grandes... Antes de tudo,  de cada artista senti uma alegria e um amor imenso por estar ali. Todos atuavam com vontade. Atuavam com amor. Estavam juntos. Integrados. E isso me deixou arrepiada várias vezes. Havia calor. Vida. E isso é fundamental num trabalho artístico!

A forma como foi conduzido o trabalho foi maravilhosa e muito criativa. A festa de casamento por exemplo, foi uma grande e linda festa da cultura popular do nordeste. Já a dança contemporânea foi usada com mais destaque para ilustrar as parábolas que eram ditas pelo Cristo (assim o público compreende melhor e vai se familiarizando com esta linguagem, até que um dia não precisará mais de narrativa!).

Também foi lindo e corajoso o diretor ter dado à Maria Madalena seu lugar: discípula e companheira de Jesus. Além de ter dado a Judas um argumento que justificou sua ação de ter entregado Jesus aos seus caçadores: não imaginar as consequências, querer que a perseguição acabesse...

O ator que fez Jesus foi maravilhoso em sua simplicidade, força e delicadeza. Me encantou. O que fez Judas também foi muito bem, com firmeza e humanidade. Maria, doce como deveria. E Madalena, foi interpretada pela atriz com força, dignidade e muita presença cênica.

Parabéns ao diretor pelo belíssimo trabalho, parabéns aos atores, bailarinos, músicos... parabéns a todo o elenco e toda a produção e equipe técnica que tornou este espetáculo possível.
Parabéns à prefeitura de João Pessoa que oferece este espetáculo belíssimo à sua população e esta oportunidade de trabalhar com arte aos seus artistas. Que haja mais editais, mais espetáculos em outras datas, também com outros temas... que haja cada vez mais oportunidade para que os artistas possam realmente viver de arte e cumprir seu ofício, realizar sua vocação e compartilhar com as pessoas ideais elevados, momentos de reflexão, de alegria, de beleza, como foi este espetáculo!

Amanhã sigo com a Cia Mário Nascimenrto para Mossoró e sem dúvida nenhuma, tive de João Pessoa, uma linda despedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário