Próximas apresentações e workshops:

Rio de Janeiro:
- agosto: O Vestido - aguardem

E no segundo semestre tem estreia: ANGELINA!

domingo, 3 de junho de 2012

Pelas ruas do Centro Histórico...

Ontem à noite fomos dar uma pequena volta no centro histórico de São Luís com Carol e Priscila.  E a primeira sensação que tive foi de algo impactante. Parecia que eu havia voltado no tempo. Casarões antigos... sensações antigas ainda presentes nos muros, nas pedras... muito forte. O centro histórico grita por uma reforma, pois é um patrimônio histórico... e algumas partes estão caindo aos pedaços... uma pena... mas acima disso, a beleza, a magia e a história que ainda vive aqui.
A energia é muito forte. Caminhei pelas ruelas. Respirei fundo. Fiz silêncio. Observei. E é como se o passado e o presente estivessem ali, caminhando de mãos dadas...
São Luís nasceu de um forte, construído por franceses, em seguida tomado por portugueses, que depois perderam para os holandeses, que foram derrotados enfim, por colonos, negros e índios; mas há 40 anos, a população do Maranhão vem sendo "derrotada" pela família Sarney. Quem será o revolucionário que conseguirá "tomar o forte" de volta para o povo maranhense? O jornal O Estado do Maranhão é do Sarney, a TV que seria a Rede globo daqui é do Sarney. Tem gente dessa família em todos os órgãos públicos, em todos os cargos importantes... e eles vivem muito bem! São muito felizes! Oferecem à população o clássico "pão e circo". Ah! E foi assassinado um jornalista que trabalhava no Estado do Maranhão... O que será que houve?
As pessoas daqui de São Luís não gostam desse coronelismo. É tão antigo quanto os casarões que estão caindo aos pedaços... É uma vergonha para o Brasil. E acreditem, isso é gritante por aqui. Por mais que eu tente ter apenas um poético olhar de turista, a situação política daqui salta aos olhos!

O Maranhão tem hoje a terceira maior população negra do Brasil. A mais forte manifestação cultural daqui é o Boi. Mas também vemos o Tambor de Crioula, Quadrilhas, Cacuriá... Volto a dizer que as pessoas daqui são doces e têm mel no olhar!

São Luís é linda demais, mas muito negligenciada pelo governo.










Essa terra aqui é mágica. Tem uma força muito impressionante. Há algo muito diferente por aqui... algo singular... há muitos segredos. Muitos segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário